Formação geológica fica em Formosa e atrai turistas para trilhas, rapel e observação de aves. Passeios só podem ser realizados mediante agendamento prévio e guia autorizado. Conheça a Dolina dos Maracanãs, antigo Buraco das Araras
O Cerrado goiano guarda uma das maiores dolinas do Brasil. Com cerca de 105 metros de profundidade e quase 300 metros de largura, a Dolina dos Maracanãs, também conhecida como Buraco das Araras, é um atrativo natural no município de Formosa, região nordeste do estado.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O local chama a atenção pela paisagem incomum: dentro de uma enorme cratera se formou uma floresta fechada, com árvores altas e muita umidade. Ali é a casa de macacos bugios, morcegos, maritacas, araras, papagaios, periquitos e os maracanãs - pequenos papagaios que costumam voar em bando ao redor das paredes da dolina. Dentro, após passar por um estreito caminho entre as rochas, o turista acha um lago subterrâneo.
"Foi uma experiência dessas que renovam as energias. Aquela sensação de viver uma vida em um dia só, mas dando boas risadas e em boa companhia. Já estou querendo a próxima", escreveu uma internauta nas redes sociais em postagem sobre a visita.
Origem do nome
O guia turístico da Ecológica Turismo Bernardo Bianchetti, explica que o nome "Buraco das Araras" veio dos primeiros visitantes, que confundiram os pequenos maracanãs com araras. Com o tempo, o nome oficial passou a ser Dolina dos Maracanãs, que representa corretamente a formação geológica e a fauna local.
Segundo Bernardo, a vegetação ali dentro é o que mais chama a atenção. Por conta da proximidade com o lençol freático, a flora local é dominada por matas de galeria, com árvores altas, de tronco reto e copa fechada.
"Esse contraste revela como pequenas mudanças podem formar paisagens completamente diferentes. É uma das dolinas mais bonitas do Brasil. Além da floresta no fundo, a gente vê os bandos de aves voando em círculo. É um espetáculo'", apontou o guia.
Dolina dos Maracanãs, Formosa-GO
Foto: Reprodução / Prefeitura de Formosa.
Visitação
Por fazer parte de uma propriedade privada, o acesso à dolina é controlado e pode ser realizado por meio de passeios com grupo menores. A intenção é evitar impactos ambientais e garantir a segurança dos visitantes.
"Nosso maior desafio é manter o equilíbrio entre o turismo e a preservação. Só se ama aquilo que se conhece, e é isso que a gente tenta mostrar aqui", explicou o guia Bernardo.
As visitas são realizadas com agendamento prévio e sempre com guia autorizado, das 6h30 às 19h30. O pacote completo da viagem custa R$ 460, e inclui:
transporte ida e volta em van executiva;
entrada nos atrativos do cronograma;
condutores experientes e capacitados;
atividades de aventura - rapel, visita à caverna, natação no lago e escalada;
equipamentos necessários para as atividades;
seguro aventura - incluindo esportes de natureza e de aventura.
O acesso ao local é feito por pela GO -118 e BRs da região. Os últimos 14 km são por estrada de terra.
Dolina dos Maracanãs, Formosa-GO
Foto: Reprodução / Prefeitura de Formosa.
Recomendações
Bernardo Bianchetti alerta que, para aqueles que forem visitar, é importante procurar uma empresa séria e confiável para organizar o passeio, sempre seguir as orientações de mínimo impacto e fazer apenas o que for indicado pelos guias.
use roupas leves e calçados fechados;
leve chapéu, protetor solar, repelente e água;
vá com disposição: é uma atividade intensa.
O que são dolinas?
Dolinas são depressões que se formam quando o teto de uma caverna subterrânea desaba. Esse processo acontece de forma lenta, ao longo de milhares de anos, por causa da infiltração da água da chuva nas rochas calcárias. O resultado é uma grande cratera aberta, que parece engolir a floresta.
No caso da Dolina dos Maracanãs, Bernardo explica que o local se formou em um tipo de rocha ritmito, que apresenta camadas de arenitos e siltitos. Nessas camadas, existia uma grande lente carbonática - uma rocha mais fácil de ser dissolvida pela água.
"Com o passar de milhões de anos, a água foi agindo sobre essa lente carbonática, até que ela foi totalmente erodida e dissolvida, deixando para trás um espaço vazio, que deu origem a impressionante Dolina", pontua o guia.
Globo Natureza: Buraco das Araras
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás