G1

Com 18 filhos e 35 netos, idosa completa 107 anos na semana do Dia das Mães: 'Maior presente é a família'


A família de Maria Dantas soma mais de 114 pessoas, contando filhos, netos, bisnetos, tataranetos e agregados. A centenária é nordestina, mas mora em São José dos Campos, no interior de SP, e se mantém ativa, passando o tempo conversando, fazendo academia e passeando com a família. Dona Maria celebra o Dia das Mães e o aniversário de 107 anos

Arquivo Pessoal

A aposentada Maria Dantas, moradora de São José dos Campos, no interior de SP, completou 107 anos na última quarta-feira (7). A celebração neste ano foi ainda mais especial, em dose dupla, já que o aniversário caiu na semana do Dia das Mães, celebrado neste domingo (11).

Para comemorar, a centenária reuniu a família neste sábado (10) em uma grande festa. A lista de convidados, entre familiares e amigos, passou de 150 pessoas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp

Viúva, a idosa superou inúmeros desafios ao longo da vida para cuidar de 18 filhos sozinha. Atualmente, sete estão vivos e passaram a data ao lado da mãe.

"Sempre é especial e sempre será (reunir a família). É maravilhoso chegar a essa idade ao lado da família. Agradeço muito a Deus por isso. Deus tem me dado força e saúde para viver a cada dia e eu quero continuar bem assim", celebrou Maria Dantas.

Para ela, chegar aos 107 anos foi fácil perto do desafio que é reunir toda a família. Isso porque a família é enorme e bater as agendas é um trabalho duro. Ao todo, são 114 familiares, contando 7 filhos que estão vivos, 35 netos, 32 bisnetos, 14 tataranetos e 26 agregados - que também são parte da família.

"Mesmo com tanta gente, sempre nos reunimos com quem consegue vir. Lógico que em algumas ocasiões vem mais gente do que em outras, mas todos queremos ficar um pouquinho mais perto da nossa avó e aproveitar bastante", contou Victor Medeiros, neto de dona Maria.

Dona Maria celebra o Dia das Mães e o aniversário de 107 anos

Arquivo Pessoal

Nordestina, Maria nasceu em 1918, na cidade de Garanhuns, em Pernambuco. Ela deixou a cidade natal e se mudou para Belo Horizonte (MG) em 1949, após perder o primeiro marido.

Depois, ela se casou novamente e se mudou para Cubatão e, em seguida, para Salvador, onde buscava melhores condições de vida para a família.

Em 1973, Maria, o marido e os filhos desembarcaram em São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde construíram a vida. No mesmo ano da mudança, a centenária perdeu o marido em um acidente de carro. Viúva, ela precisou vencer o luto e inúmeras dificuldades para dar contra de cuidar da família sozinha.

Diante da trajetória e de todos os sacrifícios que fez para dar o melhor para os filhos, a matriarca é vista como um símbolo de superação, amor e orgulho para todos da família - e é nela que os netos se inspiram para construir suas próprias famílias.

"Minha avó é exemplo pra gente. Mesmo com os problemas da vida, ela chegou aos 107 anos e são 107 anos sem nenhum desvio de conduta e sendo exemplo. Ela é um exemplo pra nossa família inteira", afirmou o neto Victor.

Dona Maria celebra o Dia das Mães e o aniversário de 107 anos

Arquivo Pessoal

Mesmo com tantas pessoas na família para celebrar o aniversário e o Dia das Mães, dona Maria conta que não faz questão de ganhar presentes.

"Meus filhos e toda a minha família são meus maiores presentes. Eles são tudo o que eu poderia pedir. Não tem coisa melhor do que eles na minha vida", declarou.

Apesar da trajetória de luta, a dona Maria chegou aos 107 anos esbanjando saúde. Ela é lúcida, ama passear e sempre se exercita. Ao g1, ela contou o segredo para tamanha longevidade.

"O segredo é contar com as bênçãos de Deus na nossa vida. Mas também temos que cuidar da nossa saúde, fazer atividade física e nos divertir passeando bastante", brincou a aposentada.

Aos 107 anos, Maria Dantas é ativa e sempre se exercita.

Arquivo Pessoal

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.