G1

Comunidades ribeirinhas da região do Tapajós recebem ação social


Ação possibilita emissão de documentos, cadastro em programas sociais do governo federal e atendimento especializado. Equipes vão até às comunidades levando ação social

Divulgação/Semtras

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) juntamente com órgãos parceiros, realiza a partir desta terça-feira (22) até a próxima sexta (25), a 2ª ação conjunta de rios de 2025, que vai contemplar moradores da região do Tapajós, em Santarém, oeste do Pará.

✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp

De acordo com a Semtras, a ação vai beneficiar 4 polos:

Dia 22/04 - Pólo I - Comunidade Boim - Escola Municipal Santo Inácio de Loyola

Dia 23/04 - Pólo II - Comunidade Parauá - Clube de Futebol da União de Parauá

Dia 24/04 - Pólo III - Comunidade Suruacá - Escola Municipal João Franco Sarmento

Dia 25/04 - Pólo IV - Aldeia Vista Alegre do Capixauã - Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes

A ação é realizada com o intuito de facilitar a vida de quem mora em comunidades distantes do centro urbano, e não tem acesso a emissão de documentos importantes, assim como, a oferta de atendimento especializado do Conselho Tutear e do Centro Maria do Pará, nos locais onde moram.

Sem a ação social, as famílias que precisam fazer cadastro no CADÚNICO ou atualizar informações, por exemplo, teriam que deslocar de barco até a sede do município.

Nesta ação serão ofertados os seguintes serviços:

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social: Atendimento social, atendimento psicológico, informações e orientações de Cadastro Único, inclusão, recadastro, transferências, fornecimento do NIS, informações sobre Programa Bolsa Família (PBF), informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), informações sobre o Bolsa Verde e outros programas e benefícios do governo federal, encaminhamentos para emissão da carteira de trabalho digital, do autista e interestadual do idoso.

Cadaatro Único - Documentos necessários para cadastro único: Documentação original de todos que moram na mesma residência:

Maiores de 18 anos: CPF (obrigatório), RG, Título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento.

Menores de 18 anos: Certidão de nascimento, CPF (obrigatório), RG (se tiver), declaração escolar (se filho estudante e menor de 18 anos).

Carteira de Trabalho Digital - Documentos necessários para carteira de trabalho digital: RG, CPF, Certidão nascimento, Comprovante residência (se tiver), Número NIS (xerox), e-mail e número celular ATIVO.

Carteira do Autista - Documentos necessários para carteira do autista: Laudo com CID do autismo, RG, CPF, Comprovante residência, 2 fotos 3x4, RG e CPF (do responsável).

Carteira Interestadual do Idoso - Documentos necessários para carteira do idoso interestadual: RG, CPF, Número NIS atualizado (xerox).

CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social: atendimentos e orientações sobre violações de direitos.

Aepeti– Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: palestras e informações.

Conselho Tutelar – Atendimento para orientação, apoio e encaminhamentos para a criança ou o adolescente aos pais ou responsável.

Maria do Pará – Atendimento do centro especializado em atendimento à mulher vítima de violência.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.