G1

Covid-19: Cinco anos após início da pandemia, cidades da região de Piracicaba têm mortes e infecções pela doença


Piracicaba registrou 4 mortes por Covid-19 entre os dia 1º de janeiro e 17 de março de 2025. Município tem 216 casos positivos da doença nesse período. Limeira teve 2 mortes e 76 confirmações. Teste de Covid-19 em Piracicaba

Prefeitura de Piracicaba

Cinco anos após o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, a doença deixou de ser emergência para saúde pública, mas ainda faz vítimas em cidades da região de Piracicaba(SP).

Piracicaba (SP) registrou quatro mortes por Covid-19 entre os dia 1º de janeiro e 17 de março de 2025. Segundo dados enviados pela Secretaria de Saúde da cidade a pedido do g1 nesta terça-feira (17) . O município tem 216 casos positivos da doença nesse período. A taxa de positividade registra alta entre janeiro e março deste ano.

Em Limeira (SP), foram duas mortes por Covid-19 em 2025. A cidade tem 76 confirmações da doença neste ano. Veja tabela, abaixo, na reportagem.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba

😷Taxa de positividade: Em Piracicaba e Limeira, a taxa de positividade também demonstra alta entre janeiro e março de 2025.

Consultado pelo g1, o médico infectologista Hamilton Bonilha, aponta procura de pacientes por atendimento após período de férias e carnaval.

"Apesar de estarmos no verão, percebemos na prática clínica diária do Instituto de Vacinação e Infectologia de Piracicaba que após períodos de aglomerações de pessoas como viagens de férias e carnaval ocorre um aumento das Infecções por vírus respiratórios como Influenza (gripe) e SARS CoV2 (COVID 19), mas, felizmente, na maioria casos leves sem necessidade de internação.

De acordo com o infectologista, a preocupação maior são os casos da COVID-19 em idosos com comorbidades não vacinados ou com vacinação incompleta que pode acarretar em um desfecho desfavorável.

"Portanto, a adesão à vacinação e isolamento domiciliar de 7 dias após início dos sintomas, principalmente evitando contato com idosos e imunossuprimidos são formas de prevenção dessas doenças que devem ser consideradas", acrescenta.

Em Piracicaba, a taxa de positividade para Covid-19 está em 19,53% em março de 2025. O índice representa aumento em relação aos dois primeiros meses do ano.

Cenário: Casos positivos de Covid-19 e mortes em cidades da região

⚠️Onde se vacinar: Em Piracicaba, a bivalente está disponível em todas as unidades de saúde, com atendimento de segunda a sexta-feira. Não é necessário agendamento.

Limeira

Mortes: Limeira teve duas mortes por Covid-19 neste ano. Os óbitos foram registrados em janeiro. Nos meses seguintes, não houve mortes pela doença em 2025.

Casos: na cidade, foram confirmados 76 casos de Covid-19 entre os dias 1º de janeiro e 17 de março de 2025, de acordo com último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde da cidade.

Com taxa de positividade para Covid-19 em 43,7%, as confirmações para a doença em relação ao número de testes realizados demonstram alta, na comparação entre janeiro e março de 2024. Nos três primeiros meses do ano passado, o índice era de 28%.

"É possível observar um aumento na positividade em comparação com o ano de 2022 que registrou um grande número de casos confirmados, ainda em situação de pandemia. Comparando com o ano de 2024, fora da pandemia, podemos concluir que, 2025 está com positividade alta em relação a 2024 nos três primeiros meses", observa a Secretaria de Saúde.

Internações por Covid-19 registram alta de 450% entre janeiro e fevereiro

Vacinação contra a Covid-19 em Piracicaba

Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba

Santa Bárbara d'Oeste

Santa Bárbara d'Oeste não registrou mortes por Covid-19 entre 1º de janeiro de 14 de março em 2025. A cidade tem 110 casos positivos da doença nesse período.

O município recebeu 3.330 doses da vacina contra Covid-19 neste ano e fez 851 imunizações neste ano.

😷 Principais sintomas da Covid

Tosse

Dor de garganta

Coriza

Perda de olfato

Dor abdominal

Fadiga

Transmissão

Na Covid-19, a transmissão é pelo ar, por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Ou seja, passa de uma pessoa para outra. Lembra da recomendação do uso de máscaras? Continua valendo.

VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região

Veja mais reportagens sobre a região

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.