Moradora de Sorocaba (SP) viu o sumo pontífice em uma de suas últimas aparições públicas, em 10 de abril, dias após ele deixar o hospital onde passou quase 40 dias internado. Empresária de Sorocaba fala sobre morte do papa Francisco
A empresária de Sorocaba (SP) Jucelene Guite, de 39 anos, chegou da Itália no domingo (20), um dia antes da morte do papa Francisco, ocorrida na segunda-feira (21). Ela viu o sumo pontífice em uma de suas últimas aparições públicas, no dia 10 de abril. Agora, diz estar abalada com a morte.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O pontífice morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. Francisco, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
LEIA TAMBÉM:
Morte do papa Francisco é marcada por homenagem com toque de sino de igreja em cidade conhecida como 'Roma brasileira'; vídeo
Seminarista que entregou ao papa Francisco pedido de elevação de Santuário de Tatuí para Basílica diz que título foi graça concedida pelo pontífice: 'Dever cumprido'
Estudante que viajou para a Roma relata clima na Basílica de São Pedro horas após a morte do papa: 'Todos de preto e rezando'
Casal relembra bênção de papa Francisco durante viagem à Europa
Jucelene lembra que ter visto o papa foi uma das maiores emoções que sentiu, e que nem esperava vê-lo em função do seu estado de saúde. O papa deixou o hospital em 23 de março, após quase 40 dias de internação. O "encontro" ocorreu no dia 10 de abril, durante uma aparição não esperada por quem estava visitando o palácio.
“A gente estava andando no Vaticano sem esperança de nada. A gente estava procurando a tumba do João Paulo II. Aí, meu pai veio correndo dizendo 'o papa tá vindo, vai passar por aqui'. E aí ele veio com os guardas e assessores. Ele passou perto da gente. Foi emocionante, marcante”, conta.
Empresária de Sorocaba (SP) que viu papa em uma das últimas aparições públicas antes da morte fala de emoção e luto
Jucelene Guite e Antônio Romualdo Rosa/Arquivo Pessoal
“A gente nem esperava e ele estava ali, dando tchauzinho. Aquela emoção de ver o papa do seu lado. Ele é um chefe de estado e você não vê normalmente. Todo mundo saiu chorando”, relembra.
Jucelene fez um vídeo que registra o momento. Na viagem, além do pai, ela estava na companhia do esposo, da mãe e dos sogros.
Ela também comentou sobre como foi acordar nesta segunda-feira e saber da morte do papa. “Tinha acabado de acordar e meu marido disse: ‘Ju, você não acredita. O papa morreu’", diz.
Conforme, ela, a morte do papa Francisco dói da mesma forma que perder um parente. “Fica aquela tristeza, aquela dor no coração. Foi um baque e você sofre esse baque, fica meio perdido. É como se fosse um familiar.”
Jucelene acrescenta que ter visto o papa foi um dos momentos mais emocionantes que sentiu na vida e a lembrança mais importante da viagem à Itália.
Morte do papa Francisco
A confirmação da morte do líder da Igreja Católica veio por meio de um comunicado oficial do Vaticano.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”
Francisco nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. Foi o primeiro papa latino-americano da história, o primeiro jesuíta no cargo e o primeiro da era moderna a assumir o papado após a renúncia do antecessor.
Em 13 de março de 2013, foi escolhido no segundo dia do conclave para suceder Bento XVI, apesar de ter confessado que não desejava o posto.
Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, quadro que o manteve internado por 38 dias. Há um mês, ele teve alta e estava sob cuidados médicos.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM