G1

Goiana relembra encontro em que pediu conselho ao Papa Francisco para seu casamento: ‘Nunca vou esquecer’


Goianos estiveram no Vaticano em 2024 e conversaram com o pontífice. Momento com o Santo Padre é descrito por Raquel como "um dos dias que mais marcaram a minha vida inteira". Goiana relembra encontro em que pediu conselho ao papa Francisco para seu casamento

A advogada Raquel Maria Pedro Saad e o marido Pérsio Antunes, que são de Anápolis, na região central de Goiás, receberam conselhos diretamente do papa Francisco. O momento da conversa ficou registrado e ela descreve o encontro como inesquecível.

"Foi um dia inesquecível na minha vida, que eu vou levar para a história do meu casamento, para os meus filhos e nunca vou esquecer os dois conselhos que ele nos deu: Que nós nunca terminássemos o dia brigados, e que um fosse sempre muito companheiro do outro", contou Raquel.

✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp

A advogada conversou com o g1, e contou que o encontro do casal com o sumo pontífice foi em 13 de novembro de 2024, quando eles estiveram em Roma.

"Nós nos casamos 22 de junho de 2024. E colocamos a ida para Roma na quarta-feira, que é o dia de audiência do Papa", contou.

Raquel disse ainda que vai levar os conselhos do papa para o resto vida e que eles vão ser as diretrizes do seu matrimônio. Segundo ela, o encontro vai render ainda muita história para contar para os futuros filhos.

Raquel Maria Pedro Saad e o marido Pérsio Antunes receberam conselhos do papa Francisco

Arquivo pessoal/Raquel Maria

"Eu nunca vou esquecer, foi o dia que mais marcou a minha lua de mel, e um dos dias que mais marcaram a minha vida inteira. E para nós, como católicos, praticantes, foi algo inesquecível", disse emocionada.

A goiana descreveu o papa como uma pessoa que conseguia fazer qualquer um se sentir bem em sua presença. Segundo ela, era como se ela e o esposo fossem amigos do sumo pontífice.

"Ele segurando a nossa mão, fazendo piadinha no final, nos recebendo muito bem ali... Ele fazia com que qualquer um se sentisse bem na presença dele, cristão, não cristão, ele tinha esse poder de fazer com que as pessoas se sentissem assim", disse.

LEIA TAMBÉM:

INFOGRÁFICO: Conclave, como a Igreja Católica escolhe um novo papa

PÁGINA ESPECIAL mostra o legado de Jorge Bergoglio em 4 atos

VÍDEO: veja momento em que sino da Basílica de São Pedro tocou para anunciar morte do papa Francisco

Brincadeira

O final desse encontro foi marcado por uma das principais características de Francisco: o bom humor. Raquel contou que o papa tinha perguntado de onde ela e o marido eram, e quando eles revelaram ser brasileiros o pontífice brincou.

"Ele terminou falando que cachaça é bom, por isso que no final do vídeo todo mundo começa a dar gargalhada", contou Raquel.

Legado

Os 12 anos em que Francisco ficou à frente da Igreja Católica foram marcados pela visão humilde e misericordiosa em defesa dos pobres, e pelas mensagens de acolhimento e amor.

Raquel lembra um dos livros escritos pelo papa Francisco, que se chama 'O Nome de Deus é Misericórdia', como uma marca que o papa deixa.

"Eu acho que o legado dele é esse, que a gente sempre tente olhar com amor quem está por perto, porque esse olhar misericordioso e amoroso, ele muda as coisas, muda as pessoas", finalizou.

Raquel Maria Pedro Saad e o marido Pérsio Antunes

Arquivo pessoal/Raquel Maria

Última aparição

A última aparição pública do papa Francisco coincidiu com a festa da Páscoa, principal data do calendário católico, em que os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus Cristo. No domingo de Páscoa (20), o pontífice fez questão de dar a benção para os fiéis que lotaram a praça São Pedro, no Vaticano.

A voz do santo padre estava fraca por causa dos problemas de saúde, e mesmo com as recomendações médicas ele fez questão de passar com o papamóvel próximo da multidão de fiéis e cumprimentou as crianças que estavam presentes.

Morte do papa

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos dentro de seu apartamento, a residência de Santa Marta. O imóvel fica na Cidade do Vaticano e era onde o pontífice vivia desde 2013, quando foi eleito.

"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados", disse o Vaticano em comunicado.

Segundo a certidão médica que atestou a morte, o papa sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília).

O boletim médico informa que o quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2. A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma.

As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começaram já nesta segunda-feira, segundo o Vaticano. Os horários a seguir estão no horário de Brasília:

14h: missa de sufrágio pelo papa Francisco. Cerimônia ocorreu na Basílica de São João de Latrão, em Roma, e foi realizada pelo cardeal Baldo Reina.

15h: ritos de constatação da morte e deposição do corpo de Francisco no caixão. A cerimônia ocorreu na capela privada do papa e foi presidida pelo camerlengo Farrell.

Na manhã de quarta-feira (23), o corpo do papa será levado para a Basílica de São Pedro, em Roma, para que fiéis possam prestar a última homenagem ao papa.

Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.