G1

Igrejas realizam missas em homenagem ao papa Francisco em São Luís


Pontífice tinha 88 anos e morreu em casa, na Cidade do Vaticano. Francisco foi o primeiro papa latino-americano e deixa legado de tolerância e diálogo. Arcebispo celebra missa em homenagem ao papa Francisco na Catedral de São Luís

Igrejas em São Luís realizam missas em homenagem ao Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, que morreu aos 88 anos. O pontífice faleceu após celebrar uma missa no domingo de Páscoa, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ele se recuperava de uma pneumonia e chegou a ficar mais de um mês internado. A morte do papa foi provocada por uma insuficiência cardíaca e um AVC, segundo o Vaticano.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp

Para celebrar a trajetória e o legado do Papa Francisco, diversas igrejas da capital maranhense estão promovendo celebrações. A primeira missa foi realizada no Santuário de São José de Ribamar nesta segunda-feira (21), às 15h. Durante a cerimônia, os fiéis rezaram pela alma do papa.

Ainda na noite desta segunda-feira (21), às 18h, a Igreja da Sé, localizada no Centro Histórico da cidade, também realizou uma missa em homenagem ao Papa Francisco, reunindo fiéis da região e vários padres de diferentes paróquias da capital maranhense. Na Catedral Metropolitana de São Luís, foi lembrada a história do pontífice que comandou a Igreja Católica por doze anos.

O arcebispo de São Luís, Dom Gilberto, conversou com a equipe da TV Mirante e destacou a importância da figura do Papa Francisco.

“Ele era um papa que acolhia os excluídos e fez com que a igreja se identificasse e fosse para o mundo. Ele não escolheu ninguém; ele amava todos. Ele condenava o pecado, mas amava o pecador e abria as portas para a possibilidade da conversão. Isso é muito bonito. Isso é fidelidade a Jesus, que ama e nos perdoa”, disse o arcebispo.

Além da Catedral da Sé, missas também foram realizadas nas paróquias Mãe Divina Providência, Perpétuo Socorro e Boa Viagem, assim como nas paróquias Divino Espírito Santo e Santíssima Trindade.

Nesta terça-feira (22), será celebrada outra missa na Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma, às 7h da manhã e na Paróquia São Maximiliano, no Vinhais, às 19h. Já no próximo domingo (27), no Santuário de Nazaré, as missas de sétimo dia ocorrerão às 6h30, 9h, 17h e 19h.

Igrejas em São Luís realizam missas em homenagem ao papa Francisco

Reproduçã/ TV Mirante

Morte do papa

Papa Francisco morre aos 88 anos

Vaticano

Papa Francisco morreu às 7h35, no horário de Roma (2h35 no horário de Brasília). Segundo a certidão médica de atestado, o pontífice sofreu um AVC, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível. O quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2, conforme o boletim médico.

Francisco foi eleito como papa em 2013. Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, ele foi o primeiro papa latino-americano da história.

Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII. As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começaram já nesta segunda-feira, segundo o Vaticano.

Na manhã de quarta-feira (23), o corpo do papa será levado para a Basílica de São Pedro, em Roma, para que fiéis possam prestar a última homenagem ao papa.

O religioso foi internado no dia 14 de fevereiro, no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, Ele deixou o hospital no dia 23 de março, ainda utilizando oxigênio, e fez algumas aparições públicas. A última ocorreu neste domingo de Páscoa (20), na Praça São Pedro.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.