G1

Inmet emite alertas de perigo de chuvas intensas para mais da metade do Piauí


A chuva equivale a um volume de água suficiente para encharcar o solo e causar pequenos alagamentos, especialmente em áreas com drenagem precária. Inmet emite alerta de chuvas intensas para 172 municípios do Piauí

Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em 172 municípios do Piauí - mais da metade do estado. O aviso foi publicado na manhã desta segunda-feira (21) e segue válido até as 10h desta terça-feira (22).

ℹ️ O alerta amarelo, classificado como de perigo potencial, é o nível mais baixo na escala de gravidade do Inmet - os níveis acima são laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).

De acordo com o Inmet, as chuvas podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora, ou atingir até 50 milímetros por dia. Isso equivale a um volume de água suficiente para encharcar o solo e causar pequenos alagamentos, especialmente em áreas com drenagem precária.

🌧️ 20 milímetros correspondem a 20 litros de água por metro quadrado em uma hora.

O alerta também aponta para ventos com intensidade moderada, com velocidades entre 40 e 60 km/h.

Mais da metade do território piauiense está sob a área de risco, com maior concentração nas regiões Centro-Norte e no extremo Sul do estado. Entre os municípios atingidos estão Teresina, Floriano, Parnaíba, Luís Correia e Picos.

Apesar da intensidade considerada moderada, o Inmet alerta para a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A orientação é que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.

Chuva em Teresina, Piauí

Laura Moura /g1

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí

📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.