G1

Motociclista é resgatado por retroescavadeira durante alagamento em BH; VÍDEO


Caso foi registrado na Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova, onde choveu 1/4 de todo o esperado para o mês de março em apenas duas horas. Motociclista é resgatado por retroescavadeira durante chuva forte em BH

Um motociclista precisou ser resgatado com a ajuda de uma retroescavadeira após ficar ilhado durante um alagamento na Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte (veja vídeo acima). O caso ocorreu no final da tarde desta segunda-feira (18), durante uma forte chuva que atingiu a cidade.

O homem tentava atravessar a via quando foi surpreendido pela enxurrada e ficou preso próximo à estação do Move Candelária, perto da bacia de contenção para enchentes construída na via.

Funcionários de uma empresa localizada na região utilizaram a retroescavadeira para resgatá-lo. Um dos trabalhadores ajudou o motociclista a subir na pá do equipamento.

A chuva intensa causou transtornos em Belo Horizonte e em cidades da Região Metropolitana nesta segunda-feira.

Segundo a Defesa Civil, entre 17h e 19h de segunda, choveu 52,4 mm em Venda Nova, volume que corresponde a mais de um quarto da média esperada para o mês de março. Situação semelhante foi registrada no Barreiro, onde o acumulado foi de 50,8 mm no mesmo período.

Diante do alto volume de chuvas, as regiões de Venda Nova e do Barreiro estão em alerta moderado para risco geológico, com possibilidade de deslizamentos e desabamentos em decorrência do solo encharcado por causa das chuvas.

Resgate foi feito na Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte.

Reprodução

Atenção

A Defesa Civil orienta que moradores de áreas de risco redobrem atenção ao grau de saturação do solo e sinais construtivos, além de cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos (leia orientações abaixo).

🚨 Sinais de deslizamentos

Trinca nas paredes;

Água empoçando no quintal;

Portas e janelas emperrando;

Rachaduras no solo;

Água minando da base do barranco;

Inclinação de poste ou árvores;

Muros e paredes estufados;

Estalos.

⚠️ Recomendações

Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;

Coloque calha no telhado da sua casa;

Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;

Não jogue lixo ou entulho na encosta;

Não despeje esgoto nos barrancos;

Não faça queimadas.

Se você observar algum destes sinais, saia imediatamente do imóvel e ligue para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros Militar (193).

Vídeos mais assistidos do g1 MG

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.