G1

Operação cumpre mandados contra suspeitos de dar golpes em clientes de banco após oferecer ajuda e trocar cartões em GO, DF e CE


Segundo a Polícia Federal, grupo fez 10 vítimas em Goiás de novembro de 2024 e janeiro de 2025. Suspeitos respondem pelos crimes de organização criminosa e de furto qualificado mediante fraude.

Operação investiga suspeitos de dar golpes em clientes de banco após oferecer ajuda

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (18), três mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão contra um grupo suspeito de aplicar golpe de troca de cartões bancários. Os mandados são cumpridos em Goiânia e Senador Canedo, na Região Metropolitana, em Brasília (DF) e em Novo Oriente (CE).

Os nomes dos suspeitos não foram divulgados e, por isso, o g1 não obteve contato com a defesa para um posicionamento até a última atualização desta reportagem.

✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp

Segundo a Polícia Federal, o grupo simulava que estava prestando ajuda às vítimas. Depois do cliente usar o caixa eletrônico, os suspeitos apresentavam um falso comunicado da Caixa Econômica Federal, dizendo que havia necessidade de trocar a senha do cartão e que o documento havia sido impresso pelo caixa eletrônico utilizado pela vítima.

Polícia Federal investiga grupo suspeito de lesar clientes da Caixa Econômica Federal em GO, DF e Ceará

Divulgação/Polícia Federal

A vítima ia ao caixa eletrônico novamente e os suspeitos ofeceriam ajuda. Nesse momento, os suspeitos faziam várias manobras na máquina e conversavam com a vítima, enquanto trocavam os cartões e conseguiam a nova senha da vítima, informou a Polícia Federal.

LEIA TAMBÉM:

Grupo é preso suspeito de causar prejuízo de R$ 93 milhões ao prometer dinheiro em troca de curtidas nas redes sociais

Operação prende sete suspeitos de aplicar mais de 60 golpes com diárias em falsas pousadas de Pirenópolis

Operação prende sete suspeitos de aplicar mais de 60 golpes com diárias em falsas pousadas de Pirenópolis

Logo depois, o grupo ia para outra agência da Caixa e, com o cartão da vítima e a nova senha, fazia saques, transferências e compras fistícias em máquinas de cartão para estavam em posse dos susspeitos.

Com base nas investigações, a Polícia Federal informou que os integrantes do grupo respondem pelos crimes de organização criminosa e de furto qualificado mediante fraude.

Investigação

De acordo com a Policia Federal, o grupo criminoso lesou dez clientes da Caixa Econômica Federal no Estado de Goiás, no perído entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, e todos eram idosos. Ainda de acordo com a PF, a investigação é por golpes contra clientes da Caixa, entretanto os cartões apreendidos nesta terça-feira (18) podem indicar que eles, também, praticaram golpes contra clientes de outros bancos.

A PF informou que a operação é realizada com o apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa Econômica Federal, da Unidade de Inteligência do Comando de Policiamento da Capital da Polícia Militar do Estado de Goiás (CPC/2 da 1ª CRPM/PMGO), do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva da PMGO (GIRO) e das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado de Goiás, Distrito Federal e Ceará (FICCO/GO, FICCO/DF e FICCO/CE).

O g1 entrou em contato com a Caixa Econômica Federal para um posicionamento a respeito da operação, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.