Em abril daquele ano, em entrevista à Rede Amazônica, o arcebispo de Manaus contou que recebeu com surpresa a ligação do pontífice. Papa Francisco ligou para arcebispo de Manaus durante pandemia da Covid-19; relembre.
Gabriel Bouys/AFP
O Papa Francisco, morto aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), ligou para o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, em abril de 2020, quando a capital do Amazonas sofria os efeitos da primeira onda da pandemia da Covid-19.
LEIA TAMBÉM:
A AMAZÔNIA E FRANCISCO: Francisco: o papa que olhou para a Amazônia e seus ribeirinhos
PRIMEIRO JESUÍTA: Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja
Jorge Mario Bergoglio morreu às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 no horário local), desta segunda-feira. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos (leia mais ao final).
Em abril daquele ano, em entrevista à Rede Amazônica, o arcebispo de Manaus contou que recebeu com surpresa a ligação do pontífice. "Ele disse: 'eu estou telefonando para saber da situação, mas também estou telefonando para dizer que nós aqui estamos rezando por vocês'. Eu agradeci, e logo em seguida ele começou a fazer as perguntas", lembrou Dom Leonardo.
Na época, o arcebispo também contou que o Papa Francisco questionou como os povos indígenas, pobres e ribeirinhos estavam sendo atendidos na capital amazonense.
Steiner também contou que o Papa foi informado sobre a aproximação do colapso na rede pública de saúde do Estado e também sobre os óbitos que estão sendo registrados dentro de casa. "Ele se mostrou muito preocupado, dizendo que ele estava muito próximo", disse.
Além disso, o arcebispo de Manaus disse que teve a oportunidade de informar o Papa sobre o trabalho realizado pela Arquidiocese de Manaus de apoio a populações mais vulneráveis. "Também pude dizer a ele sobre o nosso cuidado aos pobres, por meio de cestas básicas", contou na época.
Ao saber das ações de solidariedade, Papa Francisco agradeceu o que os fiéis, grupos, pastorais, religiosos, padres, da Arquidiocese têm feito para amenizar o sofrimento das pessoas.
Papa Francisco
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.
"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz comunicado oficial.
Francisco se recuperava de uma pneumonia nos pulmões após ficar internado por cerca de 40 dias.