G1

Prefeitura não cumpre prazos e adia pela 3ª vez entrega do viaduto 'Rei Pelé' em Manaus


Prefeitura volta a adiar entrega do complexo viário Rei Pelé, antiga "Bola do Produtor", que agora tem inauguração prevista para a segunda semana de junho, após três mudanças no cronograma. Obras do complexo viário Rei Pelé, localizado na avenida Autaz Mirim, em Manaus, em 30 de janeiro de 2025.

Divulgação/Semcom

Pela terceira vez, a Prefeitura de Manaus não cumpriu os prazos anunciados e adiou a entrega do complexo viário Rei Pelé, na avenida Autaz Mirim, entre as zonas Norte e Leste da capital. A obra, que deveria ser concluída em um ano e seis meses, já dura mais de dois anos. O novo prazo é 30 de maio, com inauguração prevista para a segunda semana de junho. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30) pelo prefeito David Almeida, durante fiscalização no local.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

A ordem de serviço para a construção do viaduto Rei Pelé foi assinada em 3 de janeiro de 2024, com um investimento de R$ 80,8 milhões, provenientes do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus.

Na ocasião, a prefeitura anunciou que as obras começariam no dia seguinte, com um prazo inicial de um ano e seis meses, com entrega prevista para julho de 2024.

Prefeitura altera trânsito na Bola do Produtor para avanço nas obras do viaduto Rei Pelé, em abril de 2024.

Divulgação

Em agosto de 2024, uma parte do projeto foi entregue ao tráfego: a alça viária que conecta a avenida Autaz Mirim à avenida Camapuã, que está em funcionamento desde então.

No mês seguinte, em entrevista ao g1, o prefeito David Almeida afirmou que as obras estavam 50% concluídas e anunciou um novo prazo para entrega em dezembro de 2024. Assista abaixo a entrevista do prefeito sobre o prazo de entrega da obra.

Candidato à Prefeitura de Manaus, David Almeida fala sobre entrega do viaduto Rei Pelé

No dia 7 de janeiro de 2025, com a entrega ainda não realizada, o prefeito em exercício, Renato Junior, que também é titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), divulgou um novo prazo: os primeiros quinze dias de maio. A prefeitura informou que as obras estavam 70% finalizadas.

Nesta quarta-feira (30), David Almeida e Renato Junior realizaram uma fiscalização nas obras e, com o prazo de maio se aproximando, anunciaram um terceiro adiamento. Agora, a previsão é para o final de maio ou a segunda semana de junho.

Situação atual

A obra está atualmente 95% concluída, com os serviços concentrados na fase final de concretagem, armações e acabamentos, segundo a prefeitura.

A estrutura da trincheira já recebeu a concretagem da maior laje do complexo, com 500 metros cúbicos de concreto e quase 60 toneladas de aço, o que permitirá a passagem de veículos leves, pesados e ônibus, tanto pela parte superior quanto pela trincheira.

De acordo com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a previsão é de concluir a obra até o final de maio, respeitando o tempo de cura do concreto, para liberar o tráfego logo em seguida.

Durante fiscalização nesta quarta-feira (30), o prefeito David Almeida destacou que a obra está perto do fim.

"Hoje é 30 de abril, a previsão é entregar a obra no dia 30 de maio. A obra está 95% executada, estamos na fase final, temos três lajes aqui, a maior já foi concretada", afirmou.

Ele também reforçou o novo cronograma de entrega e inauguração: "A nossa estimativa é finalizar a obra no mês de maio e fazer os ajustes finais para inaugurar até a segunda semana de junho".

Ainda segundo o prefeito, o complexo viário representa um avanço importante para a mobilidade urbana.

"São mais de 20 mil metros quadrados de obra executada, mais de 9 mil metros cúbicos de concreto projetados, uma grande obra que vai ajudar a mobilidade urbana aqui na zona Norte e na zona Leste de Manaus", disse David Almeida.

Fiscalização no local das obras do Complexo Viário Rei Pelé, em Manaus, em 30 de abril de 2025.

Divulgação/Semcom

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.