G1

Suspeitos de integrar facção e tentar matar adolescente de 14 anos são presos na Zona Sudeste de Teresina


Operação da Polícia Civil mirou dois núcleos da facção: um deles está envolvido na tentativa de homicídio e o outro tem participação em homicídios, assaltos e tráfico de drogas. Um dos investigados tentou fugir e trocou tiros com a polícia, mas foi preso. Suspeitos de integrar facção e tentar matar adolescente são presos em Teresina

Divulgação/SSP-PI

Suspeitos de integrar uma facção criminosa foram alvo, na manhã desta terça-feira (18), da Operação Draco 198, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), na Zona Sudeste de Teresina. Alguns dos criminosos presos são investigados pela tentativa de homicídio contra um adolescente de 14 anos, ocorrida em 2 de outubro de 2024, na mesma região da capital.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

De acordo com o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, a operação mirou dois núcleos da facção: um deles está envolvido no crime de outubro de 2024, que foi filmado pelos próprios suspeitos e divulgado nas redes sociais; e o outro tem participação em homicídios, assaltos, tráfico de drogas e posse e porte ilegal de armas.

Até a publicação desta reportagem, cinco adultos foram presos e três adolescentes, apreendidos. Dentre eles está uma mulher que, conforme a Polícia Civil do Piauí (PCPI), tinha mandados de prisão em aberto por homicídio e associação criminosa e é investigada por participar do “tribunal do crime”, uma espécie de julgamento em que membros e rivais da facção são punidos.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Durante a entrevista concedida por Charles Pessoa à TV Clube, um dos suspeitos tentou fugir e trocou tiros com a polícia. Os policiais do Draco o perseguiram e conseguiram prendê-lo.

“Um dos investigados tentou fugir, estava circulando em algumas residências. Graças ao apoio do [helicóptero] do Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer) tivemos êxito na ação”, comentou o delegado.

Além das prisões, o Draco fez buscas e apreensões em 24 endereços no residencial Pedro Balzi e nos bairros Monte Horebe, Novo Horizonte e Santo Antônio, todos na Zona Sudeste de Teresina.

A operação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM), Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi), Bopaer e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Suspeitos de integrar facção e tentar matar adolescente são presos em Teresina

Divulgação/SSP-PI

Tentativa de homicídio foi filmada

Criminosos filmam invasão a casa e tentativa de assassinato, na Zona Sudeste de Teresina

A tentativa de homicídio contra o adolescente de 14 anos, pela qual alguns dos suspeitos presos na operação são investigados, ocorreu em 2 de outubro de 2024 na Zona Sudeste da capital e foi filmada pelos próprios atiradores.

O vídeo feito por eles e divulgado nas redes sociais (assista acima) mostra o momento em que quatro jovens armados com pistolas e facas invadem a casa da vítima e atiram contra ele. Estão no lugar o adolescente, um homem, uma mulher e uma criança.

Segundo o 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o rapaz levou um tiro de raspão no pescoço, mas não morreu. Ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e recebeu alta.

Ainda segundo a PM, moradores da região teriam informado que uma possível rixa entre a vítima e a irmã dele, uma adolescente de 15 anos, pode ter motivado a tentativa de homicídio. A garota possivelmente conhecia os envolvidos no crime.

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí

📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.