G1

Terremoto de magnitude 5.6 atinge região do Tibete


Até a última atualização desta reportagem, não há informações de vítimas e danos. Um terremoto de magnitude 5.6 atingiu a cidade de Xizang, na região do Tibete, na China, na manhã de segunda-feira (12), noite deste domingo no Brasil.

A informação foi confirmada pelo Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ). De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey), o epicentro do terremoto foi registrado 10 km abaixo da superfície.

Conhecido como "teto do mundo", o Tibete está localizado no planalto tibetano, região mais alta do planeta, com uma altitude média em torno de 4.500 a 4.900 metros acima do nível do mar.

Essa grande elevação faz com que ele seja o lar das montanhas mais altas do mundo, incluindo o Monte Everest, que tem 8.848 metros de altitude e está situado na fronteira entre o Tibete e o Nepal.

Tibete está localizado na região do Círculo de Fogo do Pacífico

Arte /g1

Às 5H11, da mesma manhã no horário local, um segundo terremoto atingiu o Tibete. Desta vez na cidade de Xigaze. A agência estatal de notícias chinesa Xinhua informou que as autoridades ainda estão coletando informações sobre danos em edifícios e vítimas.

Região autônoma da China

O Tibete é atualmente uma região autônoma da China. O local adquiriu esse status oficialmente em 1965, quando o governo chinês estabeleceu a Região Autônoma do Tibete (TAR).

A china controlou a região por quinze anos, desde 1950, quando o país enviou tropas para afirmar sua reivindicação sobre o território.

Apesar dessa autonomia formal, o Tibete permanece sob rígido controle chinês, e muitos tibetanos contestam essa situação, buscando maior autonomia ou independência.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.