Segundo a polícia, dupla estava em direção perigosa empinando motocicleta. PM afirmou que vai abrir investigação para apurar a conduta dos policiais. Agressão foi registrada por câmera de segurança
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra dois homens sendo agredidos com socos e chutes durante uma abordagem policial após descerem de uma moto. A situação aconteceu em Colinas do Tocantins, na região norte do estado, após os envolvidos supostamente serem flagrados cometendo infrações de trânsito.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A Polícia Militar informou, em nota, que a abordagem ocorreu porque a dupla foi flagrada em direção perigosa e cometendo infrações. Também afirmou que a conduta dos policiais será investigada por procedimento interno (veja nota completa abaixo).
A abordagem aconteceu na madrugada de sexta-feira (19), por volta de 00h25, na avenida Pedro Ludovico, no centro de Colinas. As imagens mostram dois homens descendo de uma moto e sendo empurrados para uma parede. Logo depois é possível ver os socos e chutes.
A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP) informou que o caso foi registrado na 6ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Colinas do Tocantins, e os homens foram encaminhados para passar por exames de lesão corporal. Mas, destacou que a conduta dos policiais será investigada pela própria PM.
Agressão foi registrada por câmera de segurança
Reprodução/Redes Sociais
LEIA MAIS
VÍDEO: Câmeras corporais para policiais militares são recomendadas pelo Ministério Público
Vídeo mostra homem sendo baleado e morto pela PM durante surto psicótico no meio de rua
Em nota, a PM afirmou que uma equipe estava fazendo patrulhamento e avistou dois homense em uma motocicleta, trafegando em alta velocidade e empinando o veículo. Os militares abordaram a moto com objetivo de cessar o comportamento de risco, segundo a polícia.
Durante a abordagem, foi verificado que a moto não estava com a luz de placa funcionando e tinha o escapamento adulterado, além disso, o condutor não era habilitado. Conforme a PM, foram aplicadas as medidas administrativas cabíveis, com aplicação de autos de infração e remoção do veículo para o pátio de apreensões.
“A PMTO esclarece que, independentemente da motivação legal da abordagem (infrações e direção perigosa), a conduta dos policiais militares durante a execução da intervenção, conforme exposto nas imagens, será objeto de apuração interna, por meio de procedimento administrativo apropriado”, diz a nota.
Ainda segundo a nota, a Polícia Militar do Tocantins não compactua com excessos ou quaisquer desvios de conduta e assegura à sociedade que a apuração será conduzida com rigor e imparcialidade.
Íntegra da nota da Polícia Militar
A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) informa que tomou conhecimento de um vídeo que circula em redes sociais referente a uma abordagem policial realizada na madrugada de sexta-feira (19), por volta das 00h25, na Avenida Pedro Ludovico, centro de Colinas do Tocantins. Diante dos questionamentos levantados, a Corporação vem a público prestar os devidos esclarecimentos.
A intervenção policial foi motivada após uma equipe em patrulhamento flagrar uma motocicleta com dois ocupantes trafegando em alta velocidade e, principalmente, realizando manobras perigosas na via – como empinar o veículo – que colocavam em risco iminente à segurança de pedestres e outros condutores. A ação inicial da PM visou, portanto, fazer cessar imediatamente tal comportamento de risco e proceder com a fiscalização necessária.
Como resultado da abordagem e fiscalização, verificou-se que o condutor, maior de idade, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que a motocicleta apresentava irregularidades (incluindo ausência de luz de placa e escapamento adulterado). Diante das infrações constatadas, foram aplicadas as medidas administrativas cabíveis, com a lavratura dos autos de infração pertinentes e a remoção do veículo ao pátio, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.
A PMTO esclarece que, independentemente da motivação legal da abordagem (infrações e direção perigosa), a conduta dos policiais militares durante a execução da intervenção, conforme exposto nas imagens, será objeto de apuração interna, por meio de procedimento administrativo apropriado.
A Polícia Militar do Tocantins não compactua com excessos ou quaisquer desvios de conduta e assegura à sociedade que a apuração será conduzida com rigor e imparcialidade. Reforçamos nosso compromisso com uma atuação policial técnica, legal e transparente, sempre buscando a preservação da ordem, a segurança de todos e o respeito aos direitos dos cidadãos, pilares que sustentam a credibilidade desta Instituição perante a comunidade tocantinense.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.