Temporal durou cerca de 30 minutos. Asfalto, calçadas, creche e casas ficaram danificados. Repórter Geraldo Becker entrou em erosão provocada pelo temporal no Sol Nascente.
TV Globo/Reprodução
O temporal que atingiu Ceilândia e o Sol Nascente, na terça-feira (22), causou estragos em calçadas, asfalto, casas e em uma creche. A TV Globo visitou as regiões atingidas pela chuva e registrou os problemas causados pela enxurrada (veja foto acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O temporal durou cerca de 30 minutos. Veja abaixo outros locais atingidos:
📌 Creche no Sol Nascente
Initial plugin text
O Centro de Educação de Primeira Infância (Cepi) Papagaio, no Sol Nascente, ficou fechado nesta quarta-feira (23). A creche, que atende 187 crianças, foi tomada pela lama durante a chuva e as calçadas ficaram destruídas (veja imagem do antes e depois acima).
Salas e o pátio da escola ficaram inundados. As crianças precisaram ser levadas para outro local. A rua em frente à creche teve uma enxurrada que invadiu a escola.
📌Escola Classe 50 em Ceilândia
Initial plugin text
Na Escola Classe 50, em Ceilândia, a água invadiu o pátio (veja foto acima). Depois da chuva, o lixo deixado pela enxurrada ficou acumulado no local.
A água acabou represada e é possível ver a linha até onde a água chegou. As aulas ocorreram normalmente nesta quarta-feira (23).
📌 Fábrica de colchões em Ceilândia
Uma fábrica de colchões e camas, em Ceilândia, teve um prejuízo de cerca de R$ 400 mil. Madeiras, colchões e outros equipamentos que estavam no depósito da empresa foram perdidos.
"A água veio de lá pra cá, lavando tudo. E nunca tinha acontecido isso daqui. [...] Depois que o governo fez essa obra, ela ficou muito malfeita, toda vez que chove, arranca tudo", diz o empresário Lindomar de Oliveira.
Em nota, a Secretaria de Obras afirma que a pasta trabalha em obras de infraestrutura na região do Sol Nascente e Pôr do Sol e que 75% dos serviços previstos no contrato já foram concluídos. Segundo a secretaria, as áreas mais atingidas foram as que ainda não houve intervenção (veja nota completa abaixo).
🎥 Veja reportagem sobre estragos da chuva abaixo:
Estragos e transtornos depois da chuva
O que diz a Secretaria de Obras
"Com relação ao Sol Nascente e ao Por do Sol, que são áreas comumente atingidas pela chuva, a Secretaria de Obras já está trabalhando em obras de infraestrutura na região. Cerca de 75% dos serviços previstos em contrato já estão concluídos, especialmente nas obras de drenagem, e esperamos finalizar o restante durante o período de estiagem. De acordo com as informações da administração da região, os locais mais atingidos pela chuva foram aqueles em que ainda não realizamos intervenções. Já os locais com reforço na drenagem estão funcionando normalmente.
No Por do Sol já contratamos a empresa responsável pela elaboração dos projetos de infraestrutura e eles devem ser entregues até o final de junho. A próxima etapa é conseguir todas as aprovações dos órgãos ambientais e fazer a licitação para contratar a empresa responsável pela obra."
LEIA TAMBÉM:
'ÓTIMO PAI', 'MÃE CORUJA': familiar elogia casal de Brasília morto em acidente no interior de SP
VÍDEO: homem é esfaqueado durante assalto no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.