Operação Reciprocidade é realizada na manhã desta quinta-feira (24) na metrópole e em mais três cidades. A área da 2ª Delegacia Seccional, em Campinas
Giuliano Tamura/EPTV
A Polícia Civil de Campinas (SP) prendeu oito pessoas na manhã desta quinta-feira (24) por meio da Operação Reciprocidade, que busca combater uma quadrilha especializada em praticar crimes de roubo, extorsão e estelionato usando o PIX.
Do total de detidos, seis são da metrópole, um é de Embu das Artes e outro de São Paulo. Ao todo, são cumpridos 27 mandados, sendo 15 de prisão temporária e 12 de busca e apreensão nas três cidades, além de Sumaré.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com o delegado Sandro Jonasson, a operação é resultado de uma investigação contra o grupo criminoso. Além das prisões, os policiais também apreenderam celulares e computadores, que tiveram a quebra de sigilo decretada pelo Tribunal de Justiça.
"A operação é a primeira fase de um trabalho policial que vai se desenvolver ao longo do tempo, uma vez que informações oriundas desses aparelhos vão colaborar para que a quadrilha seja definitivamente desbaratada e seus integrantes presos", comentou.
Ainda segundo o delegado, entre os presos estão:
pessoas que cometiam os roubos e forçavam as vítimas a fazer PIX;
pessoas que emprestavam seus estabelecimentos comerciais para operação administrativa da quadrilha;
pessoas que cediam suas contas bancária sob o recebimento de comissões para lavar o dinheiro obtido nos roubos.
A operação permanecerá em andamento ao longo da manhã.
Apreensão de cobre
Os policiais que seguiam para a ação flagraram, durante a madrugada, um caminhão que transportava cerca de duas toneladas de fios de cobre. De acordo com a polícia, o material é fruto de crimes e seriam queimados para derretimento da capa plástica. A apreensão não tem ligação com a Operação Reciprocidade.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.