G1

Acidentes com animais peçonhentos sobem 10% em Campinas e cidade é a 3ª com mais casos em SP


Número de registros chegou a 1.326 em 2024 e maioria foi causada por escorpiões. Piracicaba é a cidade com maior número de acidentes com animais peçonhentos no estado

Campinas (SP) teve aumento de 10,3% no número de acidentes com animais peçonhentos em 2024. Com isso, o número de casos chegou a 1.326 e a metrópole foi a 3º cidade com mais registros no estado de São Paulo.

Os dados são do painel de monitoramento de acidentes por animais peçonhentos, lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quinta-feira (15).

📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp

No ranking estadual, Campinas perde para Piracicaba (SP) e Ribeirão Preto (SP), que tiveram 1.834 e 1.579 casos, respectivamente.

A maior parte dos acidentes ocorridos na metrópole envolviam escorpiões, com um total de 917 casos. Houve apenas uma morte em decorrência dos acidentes em 2024, causada por abelhas.

A maioria das vítimas (257) tinha entre 20 e 29 anos. Os homens foram mais atingidos, chegando a 746 dos casos no ano passado.

Segundo a bióloga do Centro de Zoonoses de Piracicaba, Regina Lex Engel, o escorpião amarelo é um dos mais perigosos e também o que mais aparece dentro das residências. Essa espécie é mais comum porque a sua reprodução é independente.

"Só tem fêmeas, não precisa de machos. Se o escorpião tem condições ideais de temperatura e de umidade e oferta de alimento, que é o caso quando é calor, verão, que tem muito inseto, que é o principal alimento do escorpião, então ela se sente confortável e aí ela se reproduz através da divisão do seu próprio óvulo", explica.

Para prevenir os acidentes, principalmente dentro de casa, é importante reforçar a atenção com ralos e entulhos. A orientação da bióloga é fechar as principais vias de acesso dos escorpiões para dentro de casa.

"Fechar ralinho, e vedar a soleira das portas com aquela veda fresta que passa de um lado do outro da porta, por baixo, que é a mais eficiente", diz.

Número de ataques de escorpião tem alta em Ribeirão Preto (SP).

Reprodução/EPTV

VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região

Piracicaba é a cidade com maior número de acidentes com animais peçonhentos no estado

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.