Programa Jornada da Educação Financeira nas Escolas (Jefe) oferece a formação de professores para educação financeira em seis escolas piloto da capital. Escola da zona Rural de Boa Vista recebe projeto de educação financeira do Sicredi
Divulgação/Sicredi
Educação financeira é importante na cidade e no campo. Foi pensando nisso que a Escola Municipal do Campo Maria de Lourdes Dias de Abreu, na Vila Nova Passarão, zona Rural de Boa Vista, recebeu nesta terça-feira (22) a etapa de campo do Jornada de Educação Financeira nas Escolas (Jefe), que deve treinar professores e ofertar às crianças uma nova disciplina: a educação financeira.
✅ Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
O projeto é promovido pela cooperativa de créditos Sicredi em parceria com a Prefeitura de Boa Vista. Depois de estrear na comunidade indígena do Morcego, o programa agora desembarca na zona Rural para capacitar professores e aproximar jovens do universo das finanças de forma divertida e prática.
As seis escolas receberão treinamentos, monitorias e reuniões para levar educação financeira aos alunos ao longo de 2025, conforme a agenda definida pelo Sicredi e pela Secretaria Municipal de Educação (Smec).
Marcilene Rosa Mendes, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Celeiro MT/RR, que ressaltou que o foco é contemplar as especificidades da comunidade do campo.
“Levar a jornada da educação financeira para uma escola do campo envolve propostas e estratégias que valorizam a cultura local. Nós queremos promover a inclusão social, respeitar as vivências e os saberes dos alunos do campo, porque a gente não quer só apenas melhorar a qualidade educacional, mas também valorizar a identidade cultural dos estudantes por meio da educação financeira numa visão interdisciplinar”, disse.
A professora Tissiana dos Santos Ribeiro, da própria escola Maria de Lourdes, destacou como o Jefe se encaixa no cotidiano pedagógico.
“A jornada da educação financeira, ela veio agregar nas escolas, nas disciplinas, em todas as matérias que nós temos na escola, nós vamos ensinar as crianças como eles vão economizar, trabalhar para a educação financeira. Então, esse projeto veio agregar valores no nosso processo, no nosso projeto educacional”.
Para Elizabete da Silva Almeida, gestora da unidade de ensino, o programa tem impacto direto não só sobre os alunos, mas também sobre suas famílias.
“É que esse programa traz benefícios para as crianças e, consequentemente, para suas famílias, pois se trata de uma educação financeira e esse programa veio atalhar, pois está dentro do nosso plano estratégico e dentro do nosso projeto macro”.
As escolas municipais que participarão do projeto são:
Escola Municipal Indígena Martins Pereira da Silva
Escola Municipal Luiz Canário
Escola Municipal Nara Ney
Escola Municipal do Campo Maria de Lourdes
Escola Municipal Darcy Ribeiro
Escola Municipal Nova Canaã
💵🧒 Formação com impacto social
Como em outras unidades participantes, os professores e gestores da Escola do Campo passarão por uma capacitação que combina encontros presenciais e atividades assíncronas, além de receberem material pedagógico autoral com atividades práticas. Ao final, serão certificados pela participação no programa.
Além da Escola Municipal do Campo Maria de Lourdes Dias de Abreu, outras cinco escolas de Boa Vista serão contempladas até o final de 2025, dentro do cronograma estabelecido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação.
Oficinas destinadas a pais e responsáveis, sob o tema “Novos Olhares para a Educação Financeira”, também serão promovidas, visando envolver toda a comunidade escolar na formação de uma nova geração financeiramente consciente.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.