Uma idosa, de 71 anos, foi atacada no dia 12 de abril e teve um ferimento grave em uma das pernas. Moradores relatam que os cães pertencem a uma família, mas vivem soltos na vizinhança. 'Gangue' de cães ataca moradores no Jardim São Paulo em Sorocaba
Um grupo de cães tem assustado moradores no Jardim São Paulo, em Sorocaba (SP). Em menos de um mês, foram registrados pelo menos quatro ataques na vizinhança. Em um deles, uma idosa ficou com um ferimento grave em uma das pernas.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Imagens de câmera de monitoramento flagraram os ataques. Nos vídeos, é possível ver sete cães sem raça definida cercando os moradores na Rua Rua João Pinto. Uma idosa chegou a cair no chão após ser cercada e precisou da ajuda de outro morador.
Em outro vídeo, os cães correm em direção a um entregador, que precisou entrar no veículo para se proteger dos animais. Assista acima.
Um dos ataque ocorreu na manhã desta quarta-feira (30) e também foi flagrado por câmera de monitoramento. A moradora estava na calçada, conversando com um casal que estava dentro de um carro. Os cães aparecem repentinamente e cercam a mulher, que tenta espantá-los com uma sacola. Em seguida, um homem sai do veículo e ajuda a moradora a afastar os animais. Veja abaixo.
Pelo menos quatro ataques ocorreram em menos de um mês, segundo os moradores
De acordo com o marido da vítima atacada nesta quarta-feira, a mulher foi levada à Unidade Pré-Hospitalar da zona oeste, onde recebeu a vacina antirrábica e curativo em uma das pernas.
Maria Aparecida de Oliveira Serrazeli, de 71 anos, foi atacada no dia 12 de abril. Ela relata que, devido à gravidade dos ferimentos, precisará passar por um enxerto na perna direita.
Segundo a idosa, os cães pertencem a uma família e moram em uma casa, mas os tutores deixam os animais soltos pela vizinhança.
"A casa onde moram vive com o portão aberto. São cães abandonados, mal alimentados, vivem revirando contêineres", relata.
Maria Aparecida de Oliveira Serrazeli, de 71 anos, foi cercada pelos cães e ficou com um ferimento grave em uma das pernas
Reprodução/Câmera de monitoramento
Lilian Serejo, moradora do bairro, diz que já acionou órgãos municipais para verificarem a situação dos cães, mas, apesar das vistorias no imóvel, os animais permanecem no local.
"Eles fogem do quintal, pois a própria casa onde moram é bem insalubre. Só quero que os órgãos competentes vejam a situação, que esses cães não têm condições de serem mantidos naquela residência, pois sempre escapam e atacam pessoas. Eu temo por mim e pela minha família", afirma.
O g1 questionou a prefeitura sobre as denúncias feitas pelos moradores, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM