G1

Central de Libras é reinaugurada em Juiz de Fora; saiba como vai funcionar


Espaço vai funcionar na Rua Halfeld, 450/ 7º Andar, Centro, e os atendimentos deverão ser agendados. Central de Libras vai disponibilizar duas intérpretes para as pessoas surdas

Divulgação/Prefeitura de Juiz de Fora

O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é comemorado nesta quinta-feira (24) e visa dar visibilidade à língua e à cultura da comunidade surda, promovendo a inclusão e o respeito pelos direitos linguísticos das pessoas surdas.

Para celebrar a data, a Prefeitura anunciou a retomada das atividades da Central de Libras no município, que irá funcionar na Rua Halfeld, 450/ 7º Andar, Centro.

🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região

A Central de Libras é fruto de um termo de cooperação técnica entre o Governo de Minas e o município de Juiz de Fora. Em 2016, foi inaugurada pela primeira vez na cidade, mas teve as atividades paralisadas em novembro de 2017 devido a impasses na contratação de intérpretes de libras pelo Estado.

Como vai funcionar

Serão disponibilizados tradutores intérpretes em Libras/Português, colaborando para a quebra de barreiras comunicacionais nos serviços públicos em diversas áreas, como nos atendimentos de serviços de saúde, do poder judiciário, previdenciários, financeiros e educacionais.

O atendimento será realizado por agendamento presencial, pelo WhatsApp (32 3690-7352), por telefone para familiar ouvinte (32 3690-7352) ou pelo e-mail centraldelibras@pjf.mg.gov.br.

O espaço será administrado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese).

Reivindicação antiga da Associação dos Surdos

A Gerente do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da SEDH e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rita Petronilho, destacou que a Central de Libras é uma reivindicação antiga dos surdos de Juiz de Fora.

De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de surdos no Brasil ultrapassa a marca de 10 milhões de pessoas e, mesmo com a Lei nº 10.436, que determina o uso da Língua Brasileira de Sinais, essa parcela da população ainda enfrenta dificuldades para acessar serviços como consultas médicas, restaurante, entre outros.

Para a criação e o funcionamento da Central de Libras, a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência disponibilizou o mobiliário, equipamentos de Informática e veículo, em contrapartida, o Estado disponibilizou os profissionais (duas intérpretes) e o município o espaço físico, o motorista e a divulgação.

“No Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, 24 de abril, Juiz de Fora não apenas celebra, mas concretiza um sonho antigo: a inauguração da Central de Libras. É um símbolo de resistência e luta, fruto de anos de dedicação da Associação dos Surdos de Juiz de Fora e de todos que carregam no coração o lema: ‘Nada sobre nós sem nós’”, afirma o secretário Biel Rocha.

ASSISTA TAMBÉM: Estudante surda é oradora da turma durante formatura em Juiz de Fora

Estudante surda é oradora da turma durante formatura em Juiz de Fora

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.