O Fantástico mostrou histórias de mulheres que relatam violência em partos realizados pela médica Anna Beatriz Herief. 'Não aguentava mais, queria uma cesariana': mulher se diz traída após parto de 5 dias com obstetra influencer
O Fantástico mostrou histórias de mulheres que relatam violência em partos realizados pela médica influencer Anna Beatriz Herief. A Isadora Bueloni é uma dessas mães. Ela, que também é médica, descobriu a doutora Beatriz nas redes sociais.
“Eu queria uma pessoa que defendesse a autonomia da mulher, só que o que aconteceu no meu parto foi o extremamente oposto daquilo que eu esperava”, conta.
Isadora suportou um trabalho de parto que durou cinco dias. E, quando recebeu o prontuário da maternidade, diz que se sentiu traída.
"Eu vi que ela tinha aplicado a ocitocina, que é um hormônio que aumenta, intensifica as contrações uterinas, sem o meu consentimento. Então, enquanto eu estava lá pedindo socorro, implorando para analgesia, dizendo que eu não aguentava mais, que eu queria uma cesariana, ela estava lá fazendo aquilo que estava intensificando as minhas dores", afirma.
Obstetra influencer
Anna Beatriz Herief, conhecida como Bia Herief, é médica obstetra e influencer com quase 250 mil seguidores nas redes sociais. Ela fez fama defendendo o parto humanizado e questionando a necessidade de cesariana em muitos casos. O procedimento com a doutora Beatriz pode custar mais de R$ 20 mil, incluindo toda a equipe contratada por ela.
Muitas seguidoras viraram pacientes. Agora, algumas dizem que se tornaram vítimas da médica e da equipe comandada por ela.
Consequências das denúncias
No ano passado, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro suspendeu a médica por seis meses. A interdição foi renovada na última terça-feira por mais seis meses, enquanto o processo de cassação do registro continua.
A defesa da médica negou as acusações. "Não há que se falar em nenhum aspecto de negligência e imprudência em perícia que possa eventualmente configurar qualquer descuido por parte da doutora em relação aos partos que ela conduziu profissionalmente", afirma Matheus Chiocheta, advogado da doutora Beatriz.
A Federação Nacional das Associações de Ginecologia e Obstetrícia enfatiza que o parto normal é o mais seguro e o mais recomendado na maioria dos casos.
Veja a reportagem completa abaixo:
Mulheres relatam histórias de violência em partos realizados por médica influencer: 'Custou a vida do meu filho'
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.