G1

Pontificado de Francisco representa inspiração, especialmente a opção dele pelo acolhimento


Com a inspiração e o exemplo do Papa Francisco foi possível montar um consultório de rua no Centro de São Paulo que atende a qualquer um que chega. Pontificado de Francisco representa inspiração, especialmente a opção dele pelo acolhimento

Reprodução/TV Globo

Imprensa mundial acompanha os preparativos do funeral do Papa e também analisa o legado de Francisco.

Nem só em palavras. A presença dele é viva e era essa a igreja que o Papa Francisco pregava, a dos gestos, das mãos que cuidam, que oferecem proteção sem preconceito ou repulsa.

“Sei que eu tenho que fazer o melhor para ele, porque a pessoa em situação de rua precisa muito da gente. E quando a gente faz um trabalho com amor, você vê resultados”, diz o auxiliar de enfermagem Renan Lima dos Santos.

“Vim de um histórico de violação de direitos do meu estado e encontrei a casa de oração que foi uma família para mim. Estou no nono ano do Ensino Fundamental, eu já tenho minha própria moradia”, conta a estudante Paola Bispo dos Santos.

Do que morreu o papa Francisco? Como será o funeral? E o conclave? Confira perguntas e respostas

Começou com pouco, apenas o atendimento informal e possível na casa de oração. Mas a inspiração e com o exemplo foi possível montar o consultório de rua, o consultório do papa, que no Centro de São Paulo atende a qualquer um que chega. Lição maior que mesmo o padre tão experiente, o economista mais capaz, e o mais humilde aprendiz precisam de esforço para compreender.

"Não façamos concentração, mas façamos partilha, façamos uma sociedade distributiva e não uma sociedade de concentração. O Papa Francisco só será entendido ao longo da história. É tanta bondade, tanta misericórdia, tantos gestos que ainda nós não conseguimos digerir”, diz o Padre Júlio Lancelloti, coordenador pastoral da Rua do Povo.

Talvez por isso tantas e silenciosas orações pelo mundo, tanta gente refletindo e lembrando. Para Raphaela Alves Tenorio e Raphael Alves Tenorio, o Papa Francisco é memória impressa em fotos, gravada em vídeo e no coração dos recém-casados. Ela católica, ele evangélico, os dois igualmente abençoados na lua de mel em Roma.

“Eu acredito que foi um lindo presente de Deus na nossa vida”, diz a especialista em trade marketing Raphaela Alves Tenorio.

“O Papa Francisco mostrou não só para os católicos, mas para os protestantes, para todas as religiões, que é possível ser tolerante com todos os seres humanos”, afirma o servidor público Raphael Alves Tenorio.

Papa Francisco tirou fotos e vídeos com casal de brasileiros

Reprodução/TV Globo

E na antiga igreja da Zona Norte de São Paulo, a mensagem da Campanha da Fraternidade que pede ao mundo outras ações urgentes, como lembra a filha do ambientalista assassinado em 1988 Chico Mendes.

“O Papa Francisco nos deixa um grande legado de cuidado com a terra, com a floresta, com tudo que nela existe”, diz Ângela Mendes, presidente do Comitê Chico Mendes.

Papa Francisco tinha o hábito de distribuir lembranças, objetos como um solidéu que usava e deu ao padre da pastoral do povo da rua. Disse que seria como sua mão estendida, e todos lá acreditam.

“Virou uma estrela, né? E vai estar por nós por séculos e séculos. E mesmo que tenha partido, ele está conosco ainda”, diz a estudante Paola Bispo dos Santos.

LEIA TAMBÉM

Vestes vermelhas, terço nas mãos, guarda suíça: a simbologia da primeira foto divulgada do corpo do Papa Francisco

Batina branca, caixão simples, pano sobre o rosto: as etapas do funeral e do sepultamento do Papa Francisco

Saiba quem é Massimiliano Strappetti, o enfermeiro de quem o Papa Francisco se despediu pouco antes de morrer

Especialista em Igreja Católica prevê que próximo papa será europeu e mais 'agregador' que Francisco

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.